RIO - Um dia após O GLOBO ter noticiado que pelo menos 1.120 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram seu local de prova alterado na cidade do Rio devido a um erro no cartão de confirmação de inscrição , o Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem que, no total, 4.704 estudantes serão remanejados em oito cidades de todo o Brasil para fazer o exame que acontece neste fim de semana. A estimativa do MEC é de que, até sábado, esse número chegue a 5 mil.
No Amazonas, 1.888 alunos (1.500 em Manaus e 388 em Humaitá) farão a prova em local diferente do original devido a danos provocados pelas chuvas. No Ceará, serão 572 estudantes (492 em Fortaleza e 80 em São Gonçalo do Amarante), todos realocados por falta de condições de realização da prova no local originalmente escolhido.
Em Além Paraíba, no estado de Minas Gerais, 388 candidatos foram remanejados porque, próximo ao local onde eles fariam a prova, acontecerá um barulhento festival de motociclismo. Já em Cametá, no Pará, a festa do padroeiro da cidade provocou o deslocamento de 512 alunos. Paranoá, cidade-satélite do Distrito Federal, completa a lista, com 224 estudantes deslocados para o perímetro urbano devido à falta de transporte público para fazer o teste numa escola na zona rural.
Segundo o Inep, o consórcio Cespe-Cesgranrio, responsável pela aplicação do exame em todo o país, vai providenciar sinalização nos locais originais de provas com informações sobre as mudanças e também oferecerá transporte, se for necessário. De acordo com o órgão, todos os estudantes cujos locais de provas sofreram alteração foram avisados por e-mail, SMS e telefone. Os locais atualizados estão disponíveis na página do Enem na internet (www.enem.inep.gov.br).
O Inmetro divulgou nota informando que o planejamento e a execução da alocação de inscritos no Enem em locais de prova são de responsabilidade do consórcio aplicador e não fazem parte das atividades desenvolvidas pelo instituto.
O Inep anunciou que vai divulgar os gabaritos e os cadernos de provas dois dias depois do exame até as 20h. Os resultados de cada estudante estarão disponíveis na internet a partir de 4 de janeiro de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário