Axel Brendo da Silva (Festival na Unifor)


Clique para Ampliar

O espetáculo de encerramento do XIII Festival Eleazar de Carvalho foi regido pelo maestro norte-americano Christopher Zimmerman, com seis pianos e mais de 100 músicos
FOTO: ANTONIO DUARTE

Sob a batuta do maestro Christopher Zimmerman, foi encerrado o XIII Festival Eleazar de Carvalho

Com um espetáculo orquestrado por seis pianos e mais de 100 músicos regidos pelo maestro norte-americano Christopher Zimmerman, chegou ao fim ontem a XIII edição do Festival Eleazar de Carvalho. De três a 24 de julho, o Festival promoveu concertos, recitais, oficinas e uma série de atividades voltadas para o ensino da música erudita, em Fortaleza.

O encerramento, realizado ontem à noite sobre palco montado nos jardins da Universidade de Fortaleza (Unifor), reuniu alunos e mestres em uma noite de confraternização e despedida dos mais de 250 estudantes e 42 professores participantes de diversos países.

Este ano foram homenageados o maestro e compositor Gustav Mahler, que completou 100 anos de morte, Franz Liszt, pianista e compositor com 200 anos de nascimento, o brasileiro Almeida Prado e o violonista Henrique Pinto, falecido em 2010, que lecionou no festival durante muitos anos.
10:51
A orquestra oficial do Festival, formada por alunos e professores, abriu a noite sob a regência do maestro assistente Rafael Luz, interpretando O Guarani, de Carlo Gomes.

No momento mais aguardado da cerimônia, foram anunciados os nomes dos vencedores do concurso Jovens Solistas deste ano. Entre os destaques, a norte-americana Erin Camp recebeu o prêmio na categoria Flauta; Wellington Araújo, no Trombone; Hudson de Oliveira, no Clarinete; Maurício Buono, no Trompete; e o garoto, de apenas 13 anos, Axel Brendo da Silva, (Aluno da EEFM Prof Maria Margarida de Castro Almeida) vencedor na categoria Violão. "Quando ele se apresentou no teste fiquei encantada. Tem um talento e maturidade incomum para a idade dele", disse Sônia Muniz, diretora do Festival.

Ela adiantou que, no próximo ano, o Festival irá comemorar o centenário do Maestro Eleazar de Carvalho. Depois, uniu-se a mais cinco pianistas convidados, que solaram para a orquestra do Festival, encerrando a noite sob a regência do maestro norte-americano Christopher Zimmerman. No repertório, peças de Verdi, Puccini e Franz Liszt.

FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA CIDADE
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário